A tua Miss Piggy tem saudades, avô


Hoje tenho saudades das minhas férias de Verão enquanto criança. Saudades do meu avô, duas vezes pai, que me levava à praia e me deixava dormir com o sal no corpo. “Faz bem à pele”, dizia. Saudades das manhãs em que acordávamos ao raiar do Sol para apanhar desprevenidos caracóis nas folhas orvalhadas e que, mais tarde, eu vendia na rua à dúzia – e tinha sempre fregueses. Saudades dos nossos festivais da canção, com a vassoura a escapar-me por entre as mãos pequeninas, quando me vias a dançar e dizias “isto não se aprende, isto nasce com a pessoa”. Saudades de ir ajudar os pescadores a puxar as redes, ver a mancha cinza que brilhava a aproximar-se, para fazer as contas de cabeça se ainda era seguro tomar banho sem um encontro doloroso com os peixes-aranha. Saudades do cheiro do peixe, do barulho ensurdecedor das caudas a estrebuchar na areia que ficava colada nos nossos corpos como um testemunho. Alguns demoravam tanto tempo a morrer… Saudades dos teus petiscos, do teu cheiro a tabaco, do teu cheiro a vinho, do teu sorriso, do teu amor e paciência. Obrigada, avô. Deixaste-me há quase 30 anos, e não há um dia que passe que não me lembre como me ofereceste a liberdade e a infância que procuro oferecer aos meus próprios filhos, com as minhas limitações. Adoro-te. 

Sem comentários: